Eu sempre me ponho no meu lugar.
Jamais atravesso a fronteira do que eu posso ser.
Aprendi nos mínimos detalhes o limite imposto às pessoas menores.
Os grandes homens atravessam pontes em ruínas cheios de pompas.
Eu mal atravesso uma ponte de puro concreto sem certo ar de preocupação.
Me ensinaram a ser pequeno.
A rastejar por entre as botas brilhantes dos que impõem a ordem do mundo.
Me teceram como um capacho.
E cumpro com exata perfeição a minha função no mundo: servir.
Com a boca fechada, os braços abertos…
Com um sorriso amarelo nos lábios…
E o rabo entre as pernas.
Posts Tagged ‘mundo’
Meu nome é capacho
Posted in Contos/Crônicas, tagged fronteira, mundo, preocupação, rabo on 20 / agosto / 2011| 2 Comments »
O poeta de vários eus
Posted in Poesias, tagged Fernando Pessoa, idéia, mundo, poeta on 23 / maio / 2009| Leave a Comment »
Sou um fã alucinado de Fernando Pessoa.
Seus poemas são minhas bíblias.
Seus diversos “Eus” o meu delírio.
Uma mostra:
Fernando Pessoa: Ele-Mesmo:
“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.”
Alberto Caieiro:
“Não acredito em Deus porque nunca o vi.
Se êle quisesse que eu acreditasse nêle,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me, Aqui estou!”
Álvaro de Campos:
“Nada me prende a nada.
Quero cinqüenta coisas ao mesmo tempo.
Anseio com uma angústia de fome de carne
O que não sei que seja –
Definidamente pelo indefinido…
Durmo irrequieto, e vivo num sonhar irrequieto
De quem dorme irrequieto, metade a sonhar.”
Ricardo Reis:
“Quando, Lídia, vier o nosso outono
Com o inverno que há nêle, reservemos
Um pensamento, não para a futura
Primavera, que é de outrem,
Nem para o estio, de quem somos mortos,
Senão para o que fica do que passa –
O amarelo atual que as fôlhas vivem
E as torna diferentes.”
Não quero, nem posso, não tenho condições de falar nada sobre Fernando Pessoa.
É só uma ideia!
Um insight!
Pergunto:
Você conhece alguma coisa de Fernando Pessoa?
Não?
Procure conhecer, por favor!
Você vai conhecer o único ser humano do mundo que por não caber dentro dele mesmo se transformou em diversas pessoas… ao mesmo tempo.
Fernando ‘Pessoas’ é o seu nome.
E só fez isso, talvez, para não morrer engasgado com a pequenez do seu Eu-Mesmo!
A eterna mediocridade do ser humano!

Autor: Tõe Roberto/Inã Cândido
Levante na Grécia – Parte 3
Posted in Política, tagged anarquismo, grécia, manifesto, mundo on 24 / janeiro / 2009| Leave a Comment »
Anarquia não é uma regra, apenas uma boa idéia.
As imagens difundidas por emissoras do mundo inteiro, mostravam sobretudo, incêndios provocados pelos grupos que protestavam na Grécia. Entretanto o espectador atento pode constatar diferenças notáveis em relação ao espetáculo habitual.

O governo valeu-se dos “encapuzados” para denunciar uma “ofensa a democracia”. De qual democracia estão falando ?
Agora depois dos anarquistas começaram a aparecer um novo bloco: o dos esfomeados. Quer sejam os imigrantes, drogados ou desesperados, eles sabem que através das manifestações eles conseguirão encontrar comida.
O poder e a mídia também lançaram uma outra invenção, “cidadãos irados” teriam se organizado entre si para defender a lei e rechaçar os “quebradores”.
Desde já, não se trata apenas de Grécia. O movimento ganha aliados de outros paises da Europa.
A razão é simples: essa é a primeira geração depois da Segunda Guerra Mundial a perder as esperanças de viver melhor em seu país. E isso não se constitui exclusivamente um fenômeno grego.
Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil
Sagas de outro mundo
Posted in Contos/Crônicas, tagged células, mundo, universo on 01 / dezembro / 2008| 1 Comment »
Era uma criatura qualquer no qual vivia no seu mundo, tinha uma vida e dentro desse ser, tinham outras vidas.
Algo parecido com um estomago, era o universo e dentro dele havia algo semelhante a células e uma delas era quase que insignificante se comparada a outras centenas de milhares de células mais prosperas que ali existiam.
Essa célula era chamado pelos seres que à habitavam como terra e dentro dela esses seres eram como átomos e lá eu escrevia esse texto e montava esse blog e dentro desse blog havia…

